31 anos dos primeiros passos de British of Steel


O ano de 1980 foi marcado por diversas mudanças na música pesada. A banda Judas Priest participou dessas transformações que também levaram a banda ao seu auge naquele ano com o lançamento do álbum British of Steel.

Para forjar o álbum, o produtor Tom Allom, Rob Halford (vocalista), Glenn Tipton (guitarrista), K.K.Downing (guitarrista), Ian Hill (baixista) e o novo baterista Dave Holland foram para uma mansão em Tittenhurst em Berkshire, Inglaterra. Esse casarão pertencia a Ringo Starr, que antes pertencia a ninguém menos que John Lennon.

O Startling Studios, estúdio da mansão, era bem famoso, mas os integrantes do Judas Priest não se agradaram muito do som, e preferiram usar a acústica de toda a casa. Quando digo “toda a casa”, me refiro até o banheiro e a cozinha que foram utilizados. Os efeitos sonoros eram feitos por utensílios, como o taco de bilhar para representar um som de uma foice na música “rapid fire” ou sacudir uma caixa de talheres para simular o som da marcha de robôs em “metal gods”.

Cheio de efeitos e com músicas que retratavam bem os acontecimentos políticos e sociais da época, o álbum teve o nome baseado numa greve de uma companhia inglesa de aço. British of Steel era um nome forte, fácil de ser lembrado e que fazia sentido ao que queriam passar, assim foi então escolhido e aprovado.

O álbum começado a ser gravado em janeiro na Mansão de Ringo só teve seu lançamento em Abril de 1980. A imprensa especializada reagiu bem ao British of Steel e também fez a cabeça de muitos headbangers na época e ainda o faz. O British of Steel é marcante, direto e um pouco mais comercial que os álbuns anteriores (Stained Class e Sin After Sin), mas com certeza um dos melhores discos já lançados em todos os tempos.

Faixas de British of Steel:

01. Rapid Fire – 4:08

02. Metal Gods – 4:00

03. Breaking the Law – 2:35

04. Grinder – 3:58

05. United – 3:35

06. You Don’t Have to Be Old to Be Wise – 5:04

07. Living After Midnight – 3:31

08. The Rage – 4:44

09. Steeler – 4:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário