Shows internacionais,aquecimento público e econômico

Patricia Vera

O aumento de shows internacionais no Brasil não só agradam fãs como aquece o fluxo de turistas nos locais nas sedes das apresentações. Os visitantes às vezes não vão somente pelos shows, eles também esticam a estadia para conhecer o local do evento.

A elevação do número de shows ocorre pela diminuição da venda de CDs e pelo maior investimento de produtoras de eventos. Com a queda da venda de CDs e pelo surgimento do download de músicas através da internet,o mercado voltado para novas formas de atender aos amantes da música e as gravadoras ficando cada vez mais independentes,o meio de consumo que desponta é o show.

A apresentação de um ídolo proporciona aos fãs uma forma de entretenimento que possui muitas vezes um preço alto, mas que é pago pela importância musical e emocional de quem admira um artista ou até mesmo só por divertimento . Apesar da internet ter seus males diante da queda de venda de CDs,discos e DVDs de um artista,ela auxilia na divulgação,tanto de shows como do material musical.

Os shows internacionais tem impulsionado diversas ações como agências se especializando no turismo de shows que oferecem pacotes turísticos,vans alugadas para excursões, entre outras formas que aquecem a economia turística. Muitas pessoas que conheço viajam milhares de quilômetros para presenciar um show que durará no mínimo uma hora e meia, mas que muitas vezes também podem ser festivais mais prolongados e que exigem um gasto maior na sede do evento.

O Brasil tem sido o destino mais procurado por parte das turnês internacionais, pois o público brasileiro é considerado fiel e o mercado dispõe de mais facilidades para presenciar o evento. Para se ter uma ideia,de acordo com o jornal Estado de Minas,o show do ex-beatle Paul MacCartney movimentou cerca de 87 milhões só em novembro do ano passado, prova de que a economia para shows internacionais no Brasil está favorável.

Um dos eventos musicais que terá grande impacto na economia e no turismo este ano será o Rock In Rio 2011. De acordo com um estudo realizado pela Riotur, órgão da Secretaria Especial de Turismo, estima-se que cerca de 294 mil turistas virão ao Rio de Janeiro durante todos os dias das apresentações. As expectativas de ocupação de hotéis na cidade variam de 88% e 92%.

O turismo de eventos está se consolidando como segmento econômico no Brasil. Os shows, além de movimentar a receita de turismo interno, pela chegada de pessoas que, vem assistir as apresentações, envolve gastos com gráficas para fazer ingressos, aquece o setor de serviços, seja na ocupação de trabalhos de segurança,equipe técnica, dentre outros.

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