Rock e Carros


Os veículos motorizados são temas comuns em músicas do estilo rock. A união das velocidades dos motores e do rock´n roll é uma porta a mais para o embarque da adrenalina que ambos proporcionam.
Músicas como “Highway Star” do Deep Purple e “ fuel” do Metallica retratam uma relação de amor e velocidade aos carros.No trecho “Oh, she's a killing machine, she's got everything”( Oh, ela é uma máquina mortífera, ela tem de tudo) de Highway Star,parece que o carro é um ser humano,ou melhor,uma mulher.Em fuel acontece algo parecido,mas é o humano/personagem da música que vira carro “On I burn Fuel is pumping engines” ( Eu queimo,combustível aquece os motores).
Só que por amor aos carros, Alice Cooper rouba um em “Steal that car”. Na parte “I'm gonna steal that car/i did some time in ´99/ i´ll do sometime again” ( Eu irei roubar aquele carro/ Eu fiz isso outras vezes em ´99/Eu irei fazer outra vez).
Fala sobre um vício de roubar carros para colecioná-los,que na música,refere-se a carros antigos quando diz “And a naughty Maserati can't be ignored” ( E um Maserati malcriado não pode ser ignorado).
Já em outros momentos, o carro pode ser visto como o malvado, ou até assassino. “Killer cars” de Radiohead retrata a insegurança de entrar em um carro e enfrentar a estrada. Não se sabe quem está no trânsito, se são assassinos, ladrões ou pessoas bêbadas que dirigem próximo aos nossos veículos. “There could be an idiot on the Road/The only kick in life is pumping his steel” (Pode haver um imbecil na estrada/Que tem como única satisfação na vida ver o aço cortando) é um trecho que mostra o medo de cruzar com o indesejado.

Por outro lado,assim como escutamos o motor do carro ou de uma moto ranger e mostrar o quanto pode ser acelerado na estrada, a mão do guitarrista arranca riffs furiosos na guitarra. É o que acontece na música “formula one” da banda Primal Fear. Uma descrição musical da situação de corridas de fórmula um.Rising tension - the lights are set, the start begins” (Tensão crescendo – As luzes estão acesas, a corrida começa), um misto de sensações é despertado na música, uma verdadeira experiência sobre ações e sentimentos diante de desafios como esse.
A música é uma arte que surpreende e mostra-se parte da nossa vida. O Rock é um estilo irreverente e diversificado tanto nos assuntos abordados quanto na feitura de músicas. Para uma boa companhia ao dirigir, nada melhor que um bom e velho rock´n roll e deixar nossos ouvidos escutarem a música competir com a velocidade dos motores.
Despeço-me ao som de "chevrolet" do ZZ Top.Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário