DOWNLOADS X INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Imagem: banco de imagens do google


A polêmica do download ilegal continua, mas o fato é que a música não se propagaria de forma tão rápida se não houvesse esse recurso. Nunca vamos à loja comprar um CD de uma banda/artista da qual queremos conhecer o trabalho. É muito mais prático e cômodo fazer o download das músicas pela internet, até porque financeiramente torna-se impossível adquirir todos os CDs de bandas que gostamos, e então o que dizer de comprar apenas para conhecer a obra?

De acordo com uma pesquisa feita em 2006, é comprovado, que os que fazem downloads na internet de material sonoro, gastam absurdamente mais com música do que os que não o fazem. E seguindo esse exemplo é que fazendo downloads de toda a discografia de algumas bandas que acabei me interessando, comprando todos os CDs e gastando com ingressos para shows em várias cidades. Se não fosse assim, talvez eu não tivesse descoberto tanta qualidade em várias bandas e certamente nunca teria gastado nada para comprar sequer um mísero CD. Não quer dizer que a partir disso todos os usuários vão passar a comprar CDs que procuram na internet, mas a verdade é que os tempos são outros, o avanço tecnológico é crescente e o universo da música não mais depende de rádio e venda de CDs para se manter.

A indústria fonográfica sempre focou a venda de materiais originais, como DVDs e CDs, destinados aos fãs de determinado cantor ou banda. São justamente eles que procuram conseguir a qualquer custo os produtos como colecionadores e admiradores. Daí acabam buscando edições especiais, diferentes, singles exclusivos, encartes mais recheados, edições limitadas, LPs. Ainda hoje os maiores fãs de um determinado grupo da música não se contentam apenas com arquivos MP3 em seu computador.

Por outro lado, hoje em dia vivemos em um mundo altamente voltado para o mercado tecnológico e virtual, não vamos mais as compras, compramos pela internet, não conversamos mais pessoalmente, mandamos emails, usamos celulares e mídias sociais. Óbvio que a tecnologia também atingiria o mercado musical. Vivemos em um mundo onde muitos já perderam esse costume interpessoal, não é culpa de ninguém, o mundo gira e as coisas mudam Cabe agora, criarmos novas formas de o público assistir a shows e continuar apreciando as bandas.

Tentar combater os downloads é como tentar tampar o sol com a peneira, é impossível que haja uma total vigilância, em uma rede que cresceu muito e que continua crescendo e invadindo casas em todas as partes do planeta, permitindo-nos na palma de nossas mãos, acesso fácil e rápido ao mundo. Qualquer ação para impedir o avanço tecnológico será em vão. Para cada manobra anti-pirataria existirão milhões de “Exterminadores do Futuro” aniquilando todo e qualquer efeito que ela possa tentar causar.


Lucio Oliveira

http://underground-ma.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário