Retrospectiva do rock tocantinense em 2013


O presente texto tem como objetivo informar sobre os principais eventos e fatos ocorridos no rock em Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins no ano de 2013 com a minha visão e de algumas outras pessoas misturadas com o que penso ou li.

Janeiro

Na cidade de Palmas-TO, o primeiro evento que divulguei o flyer no Inforock foi um acústico no dia 3 de janeiro realizado pelo músico Marcel Carvalho no Buteco do Mumbuca. No flyer consta que ele tocaria clássicos do rock nacional e internacional em versões acústicas. Não estive presente, mas fazer covers é comum não só no Tocantins, mas no Brasil e mundo, e de diversas formas. Só para se ter uma noção, a primeira banda cover brasileira foi os Beatles 4Ever fundada em 1976 e eles continuam na ativa até os dias atuais. Por que estou falando isto? Você irá compreender durante a leitura.

No mesmo dia deste evento em Palmas/TO, uma banda de Paraíso do Tocantins chamada Poetas do Caos divulgou o teaser no Youtube do DVD que fizeram em dezembro de 2012 de nome “Show Instável”, título de uma de suas músicas. Tal feito mostrou pioneirismo quanto a esse tipo de registro audiovisual do rock tocantinense, mesmo sem uma mega estrutura de filmagens, o material não teve sua qualidade de som prejudicada.

Você pode relembrar aqui:

Fevereiro

Lembro-me dos anos em que Palmas tinha o Grito Rock como forma alternativa de se divertir no período carnavalesco, mas o último que teve foi realizado em 2011. Assim, qualquer forma de se ouvir rock’n’ roll ao vivo nestes dias eram bem-vinda nos anos seguintes. O Karnarock  surgiu com esse mesmo objetivo em 2012 e se repetiu com variações musicais em 2013. De pagode ao thrash metal (!). Acreditem se quiser. Mesmo levando um nome que não acho justo, ao menos rolou bandas de rock que se revelaram bastante competentes como a palmense Equação (que eu ainda não conhecia) além de uma mini-feira de artigos de rock. 

Passado as festividades carnavalescas, em fevereiro também tivemos lançamentos de EPs, singles e webclipe de diferentes bandas tocantinenses.  Por ordem, a 1/4 de Som lançou o EP “Não nos pergunte o que nós tocamos” que tem seis faixas que misturam rock, bossa nova, blues, entre outros estilos musicais com maestria.  Em seguida, a thrasher Cranium Bash lançou o single “ survivor in attomic attack” no dia 13 de fevereiro ,o qual tem peso e agressividade prontos para embalar o mais envolvente mosh pit.

Cranium Bash (TO)

Na sequência, a banda que surgiu em Palmas/TO, a Maquinários, que atualmente reside na cidade de Chapecó em Santa Catarina, disponibilizou o EP “Seis Milhas para o Inferno” que contou com a produção de Marcello Pompeu e Heros Trench do Korzus.  Com esse material, a banda começou a criar sua identidade, trabalhou mais na divulgação do som e tem conquistado fãs pelo país afora com o que eles intitulam fazer parte: o novo rock brasileiro.

Para mostrar que o hardcore tocantinense pode e deve ser bem trabalhado, a Mata-Burro disponibilizou uma amostra do single “A regra é clara”, que deixou ‘ claro’ o amadurecimento e crescimento da banda desde sua criação em 2007.  Em seguida, tivemos o lançamento do webclipe “O lucro da minha morte” da banda Akáccia no dia 19 de fevereiro, que é um vídeo amador com imagens da banda no estúdio e em eventos que a mesma participou no ano de 2012, mas que mostra o empenho do grupo em ter um material audiovisual para divulgação.

Março

Em março, as bandas goianas Lady Raposa e Abluesados tocaram em Palmas/TO no dia 9 de março. A primeira fez um tributo a Jimmy Hendrix e a outra a Eric Clapton. Ambas abrindo o mês com uma noite repleta de blues.

Nervosa (SP)

No dia 16 de março, o thrash metal foi o estilo que comandou a Sonoridade Nervosa, tendo esse nome por contar com a primeira apresentação da banda paulista Nervosa, a qual foi aquecida com abertura das bandas palmenses Críticos Loucos e TRATOR, que por sua vez, não deixaram a desejar. Já o trio da Nervosa que tinha na bateria Edu Nicolini (Voodoopriest), pode mostrar que mesmo com pouca estrada, o som que fazem é ‘ nervoso’ e competente.

Vale destacar também que no mês de março, surgiu o evento ‘ A rua se Mistura’, o qual surgiu para dar um espaço para “quem curte coisas fora dos padrões predominantes na cidade”, conforme afirma um dos organizadores, Ithalo Silva.  Música, cinema, esportes e outros movimentos artísticos são vivenciados durante o evento, o qual contribui para a divulgação da arte e descoberta de novos talentos tocantinenses.
Para finalizar o mês com peso, a banda de Heavy metal Slaved Souls lançou o single ‘ Metal Land’ no dia 21. A música é um hino para os amantes do metal e faz parte do EP ‘Into the War’ que ainda não tem data de lançamento.

Confira a música ' Metal Land' da banda Slaved Souls:

Abril

Lembra do que falei sobre as releituras dos clássicos do rock que falei em janeiro? A partir desse mês, os tributos começam a ganhar força na capital tocantinense. Tudo começa com uma noite repleta de músicas do Pink Floyd no dia 5 com a banda brasiliense Rota 69 e que atraiu um bom público.  No final de semana seguinte, dia 12, Tributo a Led Zeppelin e Rolling Stones comandado pela Cascavelvet de Goiânia-GO com um resultado parecido de pagantes, pois as bandas homenageadas atraem diferentes apreciadores que querem ouvir aqueles ‘clássicos’.

Quebrando esse ritmo ‘ clássico’, no dia 13 teve o lançamento do EP ‘Pessoas Felizes’ da  banda de pop rock Cão de Rua em Palmas/TO, trabalho que conta com músicos já experientes da capital e resultou num trabalho de ‘hits’, digamos assim, pois as músicas são bem pegajosas. No mesmo dia ocorria a quarta edição do Metal Fight, evento que movimenta a cena roqueira de Araguaína/TO e cidades próximas com bandas do hardcore ao thrash metal, mas que na ocasião não teve a apresentação da banda paraense Inferno Nuclear, pois no momento em que subiriam no palco, houve um ‘blackout’ e o evento teve que ser finalizado.
Cão de Rua (TO)
Voltando a cena do ‘clássico’, teve início no dia 26 no Tendencies Music Bar em Palmas, a Sexta Sonora com os músicos Abel Filho e Marcelo Linares.  O evento, de acordo com Abel, serve para “para dar uma rotina no Tendencies e para nós” com clássicos da mpb, pop rock e autorais. 

Maio

No dia 4, a Seletiva para a décima edição do Tendencies Rock Festival iniciou com estreia de bandas e apreciação das antigas. Bandas como Corvo e Rising Force surgiram com a proposta de tocar Heavy Metal, o que para mim soou bem, pois sentia falta de bandas de Heavy Metal em Palmas.

No dia 10, Palmas/TO contou com show de ‘clássicos’ da banda U2 Cover de Brasília/DF em homenagem ao aniversário de Bono Vox, vocalista do U2. No final de semana seguinte, tributo a Paralamas do Sucesso e The Police com a banda Paralice. Os dois eventos com público razoável para repetir a dose de homenagens posteriormente.

Retornando ao cenário tocantinense, a banda Akáccia lançou seu primeiro EP com quatro faixas e que leva o mesmo nome da banda, no dia 12 de maio. Dando sequência aos trabalhos das bandas tocantinenses, a gurupiense Discórdia divulgou a música “ Enquanto Houver” que  faz parte do álbum de estreia da banda, o ‘Light in the Darkness’, no dia 22 de maio.

Ouça ' light in the Darkness' da Discórdia Inc.:


Os fãs do Matanza foram agraciados com mais um show da banda em Palmas/TO. Dia 25 de maio aconteceu o lançamento do novo álbum do grupo, o ‘Thunder Dope’ que encheu o Tendencies de fãs fiéis ou simplesmente interessados em curtir um som pesado.

Junho

No 1º dia do mês, as bandas Poetas do Caos e OverDog se uniram no 1º Rock Session em Palmas/TO. A primeira tinha como objetivo divulgar o lançamento oficial do DVD Instável e a outra, fazer releituras de clássicos do rock’n’ roll. Apesar da pouca interação do público, visto que havia menos de 50 pessoas, os shows foram muito bons. A banda OverDog está na ativa desde 2011, mas eu ainda não tinha ido a um show deles. Tocam muito bem os tais ‘clássicos’ do Rock, mas gostaria muito que eles tivessem músicas próprias e ainda espero por isso.
Poetas do Caos (TO)
Três bandas de peso se reuniram no Trator Fest dia 14 de junho para arrecadar fundos para o EP da palmense TRATOR. Além da banda anfitriã, o evento contou com a Mortos (MA), Rising Force (TO) e Mata-Burro (TO). Apoiei a realização do evento e esperava mais público, mas assim como percebi no Rock Session, os ‘roqueiros’ não estavam comparecendo aos eventos como antigamente.

No dia seguinte (15), acontecia uma união de Motos e Rock’n’ Roll em Araguaína/TO. Trata-se do 2º Falcão Moto Rock que é um evento organizado pelo Moto clube Falcões de Aço e teve as bandas Chico Doido (TO), Prozac HC (TO), 70/80 (PA) e Clamor (TO) como atrações musicais, além de sorteios de brindes e exposição de motos.

O Tendencies Rock Festival 2013 teve seis dias de diversidade musical. Do country ao Heavy Metal. Ninguém acreditava quando eu dizia que o mestre Andre Matos iria tocar no evento, mas ele tocou e divinamente. A maior parte das bandas já tinham tocado em Palmas, mas vale destacar as apresentações de JJ Jackson (EUA) com sua voz tão envolvente que até levantei meu mini sabre de luz na hora que ele cantou ‘stand by me’(!) e Immortal Guardian (EUA) também me chamou atenção pelas combinações rítmicas complexas e efeitos especiais.

Lançamento de videoclipe e álbum também marcaram o mês de junho. A banda Mata-Burro lançou videoclipe de ‘ A regra é clara’ e mostrou que o som da banda está mais limpo e mais trabalhado. Outra novidade foi o novo full-length da araguainense Prozac HC intitulado ‘ Elefante Branco’, com oito músicas recheadas de críticas ácidas, rapidez, peso e até baladinha.

Confira o clipe de ' a regra é clara' da Mata-Burro:


Julho

O Tendencies Rock Festival teve dois dias de realização em julho, mas como já comentei sobre o evento, vou direto a outro que acontece em Palmas-TO: o PMW Rock Festival. Foram dois dias de música, do rap de Markim Dazantiga ao death metal do Krisiun, mas o segundo dia foi o mais esperado e lotado, ao menos para quem estava interessado em ver Gabriel O Pensador. Fui no primeiro dia (27) e me surpreendi com a qualidade do show da banda Autoramas (RJ), a energia do show da palmense Boddah Diciro também foi incrível e, claro, a brutalidade de assistir a apresentação do Krisiun pela primeira vez. Eu preferi não ir no outro dia do 10º PMW Rock Festival.

Krisiun (RS)

O evento A Rua se Mistura contou com uma edição especial de férias no dia 17 de julho. Até a Escarnnia, banda nova de death metal (!), se apresentou. Surpreendeu muitas pessoas, mas infelizmente banda não mais apresentações no ano de 2013. Ah, ainda rolou cover do Metallica com a The Four Horsemen (SP) no dia 19, banda que já tinha se apresentado em Palmas. Show competente e só.

Agosto

Neste mês irei dizer o que rolou em Palmas/TO, pois não fui à maioria dos eventos: Retorno da banda Véiétu tocando clássicos do rock (dia 2), Cão de Rua e Nego D´água com os’ clássicos do rock’ no que chamaram de Manifesto Rock ( dia 3), especial Legião Urbana com Beto Monteiro e Acústico Bob’s ( dia 9), Tributo a Creedence e Elvis Presley com a banda OverDog ( dia 10).

Para incentivar a música tocantinense, a mostra SESC de Música do Tocantins do dia 11 a 17 contou com oficinas, exibição de filmes e apresentações musicais. Músicos representantes do rock como Peregrino Sam, Mamedkarim e Cláudio Macagi (Poetas do Caos) foram selecionados e apresentaram suas próprias composições e garantiram reconhecimento na mostra.

As bandas Equação e Mata-Burro foram as responsáveis na inauguração do palco do Kabanas Bar na Sexta Metal, dia 23. Uma opção de saídas as sextas com um preço bacana na capital tocantinense que se repetiu durante quase todo o ano. No dia seguinte, 24, o Gururock era o evento que acordou Gurupi para a apreciação das bandas locais. Na verdade, é um dos únicos que tem foco no rock’n’ roll na cidade e acho que já passou da hora de existirem mais eventos lá.
Discórdia Inc. (TO)
Nos dias 30 e 31, a cidade de Miracema do Tocantins teve uma edição especial de 10 anos do Agosto de Rock com entrada gratuita e bandas do rock ao Heavy Metal. Infelizmente não pude comparecer, mas ouvi/li que foi um evento muito bom, espero que ano que vem dê certo de ir.

Setembro

O mês iniciou com dois shows consecutivos da banda Cascavelvet em Palmas/TO nos dias 6 e 7. Um dia de rock dos anos 60, o que inclui no pacote covers de Beatles, Stones e Hendrix, e no outro, rock dos anos 70 com clássicos de Pink Floyd e Led Zeppelin.

Dias 21 e 22 aconteceram as apresentações do Burrada Festival com a presença de bandas locais, uma de minas e outra da Finlândia (!) chamada RATTUS. Era para ter sido um grande evento em Palmas, mas conforme a organização, os roqueiros não ajudaram com suas devidas presenças, algo que produtores de shows já estavam percebendo quanto aos shows de bandas autorais. Do outro lado do Tocantins, ocorria o Attack Underground em Araguaína-TO no dia 22 com bandas do Pará, Maranhão e Tocantins, que segundo a Underground Union Produções, foi um sucesso.

Outubro

Dia 4 é o pontapé para os shows de rock em Palmas e como no mês anterior,’ clássicos’ e ótimo público estiveram presentes, mas agora foram da banda Engenheiros do Hawaii com releituras da Cão de Rua. No mesmo dia, ocorreu a despedida do baterista da Trator, Renato Maio, com apresentações das bandas TRATOR e Mata-Burro que nos presentearam com uma noite divertida e ao mesmo tempo triste por causa da parada das atividades da Trator. Menos um baterista na cidade e estado, personagem importante em uma banda e que muitos integrantes de grupos tocantinenses se queixam comigo sobre a falta deste profissional.

TRATOR (TO)
Dia 5 aconteceu o Hard’n’ Metal, evento que fiz parte de sua produção e apoio. Deu uma galera bacana, mas não lotou como esperávamos. Destaque de shows das bandas STRESS que interage de forma envolvente com o público durante a apresentação, Prenuncia e a estreia da cover de Black Sabbath, Hand of Doom. 

Em Paraíso do Tocantins, o Sexta Cultural reuniu a banda palmense Asteroid 66 e a Poetas do Caos no dia 11 para um Especial Rock. Tivemos outros eventos acústicos e de relembrar clássicos e clássicos, mas não quero comentar mais sobre nesse mês.

Novembro

Mais um Burrada Festival é realizado no dia 8 novembro e contou com shows da Statik Majik, Prozac HC e Equação (?),  mas no flyer havia dizendo que teria também Machinage e Resistência Reformada só que as mesmas não compareceram ao evento. Assim como esses grupos, aquela cena do Burrada Festival que ocorreu em setembro se repetiu, bandas de qualidade e pouco público.

Prozac HC (TO)
 No dia seguinte aconteceu o Metal Fight V em Araguaína com bandas locais e outras duas que também estavam no cast do Burrada, a Statik Majik e a Machinage, a última perdeu  o voo, mas a outra compareceu e fez o show ao lado de Guerrilha e Prenuncia.

Em Palmas, dia 9 teve especial Creedence Clearwater Revival & Clássicos do rock brasileiro, dia 15 Especial Mamonas Assassinas, dia 16 teve banda tributo ao AC/DC, dia 22 a banda Paralice fez tributo a Paralamas e The Police de novo e dia 23 teve tributo a Pink Floyd.

Dezembro

O Tocantins Música Expressa (TO.M.E.) ocorreu nos dias 5 e 6 e contou com bandas de Goiás, Tocantins e SP e a entrada era só um brinquedo. No dia 7 teve o show do D.R.I., que apesar do nome e carreira que carrega, não atraiu um público grandioso para a apresentação, mas foi bonito ver os fãs fiéis emocionados com uma lenda do crossover bem perto e curtindo segundo a segundo as músicas e também as gracinhas do baixista Harald Oimoen.

D.R.I. (EUA)
Dia 12 teve especial Los Hermanos com Alexandre Castro e dia 13, tributo a Legião Urbana feito pela banda Acústico Bob’s.  O Devassa on Rock em Gurupi com as bandas Discórdia Inc. e Olho Grego , a despedida da banda Corvo e o início do 1º Skate Tattoo Festival em Palmas também foram realizados na ‘sexta-feira 13’.  Para finalizar o ano, o último evento de rock que tivemos no Tocantins foi um especial Cazuza e Barão Vermelho com a banda Cão de Rua no dia 20, o que para mim foi horrível por conta da superlotação do ambiente, DJ que parecia de boate eletrônica e a falta de sintonia entre público e a banda, mas para a maioria foi ‘ clássico’ né?!

Ah! O Noel In Rock em Paraíso do Tocantins era para ter ocorrido no dia 21, mas 3h e meia antes do evento, o organizador se pronunciou no grupo ‘ Paraíso Rock Club’  do Facebook com a desculpa de “motivo de força maior”. Eu adoraria saber o que isso significa na realidade, pois realizar um evento envolve tanta coisa e acredito que ao menos os reais motivos do cancelamento deviam ser esclarecidos ao público.

Finalizo com o desejo de que em 2014, as bandas e eventos tocantinenses possam ser valorizados com sucesso pelo público local assim como os shows de covers que tiveram em Palmas no ano de 2013. E que cada um possa fazer sua parte para que a cena rock possa se fortalecer, seja comparecendo aos eventos, fazendo resenhas, fotografando, tocando seu próprio som, compondo, enfim, criando nossa identidade e possibilitando que ocorram diferentes formas de expor e vivenciar nossa paixão pelo Rock’n’ Roll.

Um comentário: