ESCARNNIA: promessa do Death Metal tocantinense



Iniciada em 2013 na cidade de Palmas /TO, a banda Escarnnia, conquistou aos poucos o gosto do público de Rock/Metal da capital e também das cidades vizinhas. Atualmente, a banda já estabeleceu uma base de fãs fiel que está presente na maior parte dos shows para presenciar a execução de músicas autorais deste grupo que foca seu trabalho no Death Metal. Ismael Santana ( vocalista e guitarrista), Valber Sousa (guitarrista) Natanael dos Santos ( baixista) Samuel dos Santos ( baterista) compõem o Escarnnia, a qual trabalha em prol do revival metálico no cenário tocantinense e contribui com músicas influenciadas pelo death metal técnico e pelo prog metal.

No dia 20 de maio, a banda divulgou seu primeiro clipe, o " Total Death". A produção, edição, arte e direção é do Adriano FilmMaker ( que faz parte da Heresia), conforme foi informado pela Assessoria de Imprensa da banda, a InfoMusic Press.  Adriano FilmMaker trabalhou com as filmagens da banda num cenário ao ar livre e vegetação baixa e próximo a serra em Palmas (TO). A seguir, o vocalista da banda Escarnnia conta sobre a recepção do clipe, agenda de shows, planos e outros assuntos.

Inforock - Primeiramente, obrigada pelo seu tempo. Gostaríamos de saber um pouco sobre como o grupo Escarnnia nasceu e chegou a formação atual.


Ismael Santana :Desde meados de 2003 participando da cena underground de Palmas sempre vi grandes bandas se formando por aqui, desde o início aquilo despertou bastante interesse em estar ali no palco, sempre tentei montar bandas mais sempre acontecia algo que não pudesse prosseguir. Já tentei tocar de tudo no metal ( risos) comecei com algumas musicas de black metal (aliás até hoje tenho guardada demos em k7). Tentei thrash metal passei até por heavy metal e nunca fluiu pra valer. Natanael (baixo) é quem me acompanha desde uns 10 anos nessas tentativas, aí de uns 5 anos pra cá comecei a pensar diferente como músico, pensei em criar um death metal que pudesse ser facilmente compreendido, com influências de tudo que já ouvi . Nesse mesmo período Valber (guitarrista) se juntou ao time pra fortalecer os duetos de guitarras, e por último, após algumas tentativas pra encontrar alguém que se encaixasse com a ideia da banda, Samuel (bateria) irmão do nosso baixista chegou sem saber nada sobre batera e aos poucos fui ensinando o pouco que sabia e em pouco tempo ele já estava dominando as baquetas, e foi assim que ESCARNNIA ganhou essa formação que acredito que valeu a pena esperar por todos esses anos pra surgirmos na nossa melhor formação.

Inforock - Vocês já fizeram shows em Palmas, Gurupi, Paraíso ,Araguaína e Conceição do Araguaia (PA) , o que você vê em comum e o que difere nos shows realizados nestas cidades?

Ismael Santana- Os shows que fazemos em Palmas em minha opinião não se difere muito em comparação as outras cidades, até o momento senti a mesma energia, e sempre fomos bem recebidos nas demais cidades, sinto saudades de tocar em cada uma (risos).

Inforock: Até abril, eventos como " A Rua se Mistura", " Bem Alí " e "Grito Rock" agitaram o cenário palmense com shows fora dos mesmos locais onde sempre ocorrem shows de Rock. Como você vê esses eventos de música na capital?

Ismael Santana -  É bastante importante dar mais diversidade em eventos, e é sempre interessante mesmo que seja na mesma cidade, mas com um ambiente diferente do atual. Em Palmas existe uma grande quantidade de bandas de metal e rock em geral e é muito bem vindo todo espaço que surgir.


Inforock- Há algum show da banda que você destaca? Que tenha ocorrido algum fato inusitado ou engraçado?

Ismael Santana - Sim, sim (risos). No ano passado tocamos juntos com a banda WORST no Tendencies Rock festival e os caras piraram no nosso som. O Tiago Hóspede, guitarrista da WORST, convidou a gente pra gravar 10 faixas no estúdio Lamparina SP, no mês seguinte seguimos pra São Paulo onde gravamos as 10 faixas.

Inforock - De que forma vocês tem buscado expandir a banda para que chegue a mais pessoas?

Ismael Santana- Atualmente gravamos nosso primeiro clipe da musica TOTAL DEATH que fará parte do nosso primeiro álbum, e acreditamos que assim possa despertar curiosidade no nosso som e consequentemente fará uma melhor exposição do nosso trabalho podendo já deixar engatilhado o interesse pelo nosso primeiro álbum.

Inforock - Como tem sido a recepção do público após a divulgação do primeiro videoclipe? Vi que sites como Roadie Crew, Whiplash e Death e Thrash Metal Downloads divulgaram a notícia do clipe.

Ismael Santana- Está tendo uma ótima recepção e bem além do esperado, estamos bastante satisfeitos com os resultados e a aprovação de todos.

Assista o clipe:





Inforock - Quais os planos da banda que estão programados para este ano?

Ismael Santana: No segundo semestre iremos lançar nosso álbum em formato físico, e dar ênfase na divulgação no que for possível, e junto ao CD ter mais materiais de merchandising como camisetas também.

Inforock: Obrigada pela entrevista, gostaria que nos informasse sobre a agenda da banda e se quiser deixar algum recado aos nossos leitores, fique a vontade.

Ismael Santana: No mês que vem, nós vamos tocar no 13º Tendencies Rock Festival por convite de André Porkão Donzeli, idealizador do evento, e também estamos em processo de criação e trabalhando para acrescentar mais algumas novidades para os próximos shows.
Queria agradecer a todos que estão nos apoiando e mandando mensagens de incentivo e que sempre acreditou no nosso potencial, muito obrigado a todos!

3 comentários: