PMC 2015: Aquecendo os motores do Blues e do Rock and Roll

Baranga (SP)

O Palmas Moto Capital era o evento mais esperado do mês de julho pelos rockers, mesmo que a organização tenha começado a divulgar apenas em Junho a programação de shows. A expectativa era grande, apesar de ter bandas que já tocaram outras vezes em Palmas, mas agora se tratava de uma outra abordagem, um público mais amplo e com um palco na praia.

Ao chegar na praia da Graciosa por volta das 20h40, no dia 17 de julho, o recinto tinha várias motocicletas para venda e também as que já tinham seus donos , e eles quase sempre ao redor, em suas  barracas de moto clubes. Observei que nada concreto ainda acontecia no palco, mesmo que o começo dos shows estivesse programado para as 18h.

 A multidão se dividia em "bandos". A bebida, a comida e a conversa de quem se conhecia há anos e quem acabou de fazer um novo amigo era vista ali. Preferi não fotografar isto, pois não é muito meu foco, e quanto ao que realmente importa, foi começar beirando 23h.

All Blues Band (TO)

All Blues foi a primeira a se colocar de prontidão diante daquele público que já estava cansado da espera, e o show foi bem interessante, apesar dos problemas técnicos. A energia e habilidade do baterista se complementavam com a simplicidade do vocalista/guitarrista Kemel e a técnica apurada do baixista em sintonia, como deve ser.

Velhos Barreiros (TO)

Em seguida veio a banda Velhos Barreiros, a qual a apresentação foi prejudicada pelos problemas técnicos citados, mas também da falta de harmonia entre os integrantes da banda, infelizmente. Já vi outras apresentações da banda e posso afirmar que era mais divertida em suas versões de clássicos do Rock. Mas ao menos subiram no palco e tentaram mostrar algo, mesmo que "Born to be Wild" do Steppenwolf tenha sido a música que instigou o público, no bom sentido.


Abluesados (GO)

Depois foi a vez do blues voltar em cena com a banda goiana Abluesados, a qual tocou maravilhosamente, mas com um repertório muito longo em meio ao cansaço que já abatia muitos presentes, inclusive eu. 
Back Doors (RS)

Back Doors foi a escolhida pra finalizar a noite da sexta-feira ( mas que já era sábado, rs) e atendeu as expectativas de quem esperou o show que começou praticamente às 3h da manhã, momento que o público era pequeno, mas fiel. Não consegui assistir o show inteiro, mas o pouco que vi foi uma apresentação concisa e bem fidedigna, apesar não ser fã e conhecer pouco sobre o The Doors. Os presentes iam a loucura com os clássicos sendo despejados sonoramente falando e fumaças de cigarros se misturavam com as do palco, dando um "ar" diferente ao ambiente.

Four de Reis (TO)

No dia seguinte, cheguei às 22h30 com um certo receio de atraso, e o mesmo se concretizou, desta vez por mim também. A primeira banda, a palmense Cão de Rua , já havia tocado e não pude assistir a apresentação. E a Four de Reis foi a primeira que vi naquele dia, a qual fez um show que contou o tempo quase todo com uma fã mirim próxima ao palco mostrando o quanto estava feliz e fazendo o sinal maloik ( gesto rocker \m/). Os shows desta banda são bem envolventes, fazem você viajar no tempo através da sonoridade e de suas letras, e como de costume, o show no Palmas Moto Capital 2015 foi bem enérgico.
Baranga (SP)

A paulista Baranga entrou no palco com "todas as cartas na manga". Técnica, sintonia, letras empolgantes, integrantes animados e Rock and Roll no melhor volume. O público mais rocker e os headbangers adoraram a conquista logo no início do show. Já estive presente em outros shows da banda, mas este teve os detalhes que falei no início da resenha, era diferente.  Pena que poucas pessoas se arriscavam colocar os "pés na areia" próximo ao palco, pois o som e a visão de quem estava lá se confundiam com todas nossas emoções sendo reveladas em gestos entre público/banda.

RATS (RJ)

RATS foi a penúltima banda do festival, e eu não tinha muitas expectativas sobre o show, mas estava curiosa para conhecer. Diga-se de passagem, o melhor show do PMC 2015, foi esse! E eu nem imaginava. Fizeram versões folk/irish de músicas reconhecidas mundialmente e também tocaram músicas próprias que fizeram muita gente dançar polca como nunca havia feito isso ou nunca teve coragem ( como eu!). Vi um fato curioso durante a apresentação, um cara com a camiseta da banda thrasher Testament dançando adoidado como se fosse não houvesse amanhã. Sim, o espetáculo foi empolgante para muitos! Parabenizo-os pela criatividade, sonoridade e sensação de pertencer a algo que foge de paradigmas, como o que vocês proporcionaram para as pessoas que estavam lá.

Kenny Brown (USA)

Finalizando as apresentações musicais do PMC 2015, Kenny Brown arrebentou com seu blues e sorrisos espalhados como contágio natural por cada riff tocado e dos outros instrumentos que se harmonizavam. É sempre uma experiência única assistir um show assim. O blues nem sempre é triste. Aqueles sorrisos de se fazer o que mais gosta é o que atrai muitos para estarem ali. O fazer parte como público e banda em sintonia numa melodia que só quem aprecia consegue escutar.

Melhores shows segundo Inforock:

All Blues Band (TO)
Four de Reis (TO)
Baranga (SP)
RATS (RJ)
Kenny Brown (USA)




E você foi aos shows? Qual mais gostou? \m/

Um comentário:

  1. A banda RATS com toda certeza surpreendeu a todos. Não tinha como ficar parado com aquele som.
    E a Four de Reis, ahh a Four de Reis é sempre foda!!
    Parabéns pela resenha Patricia. :)

    ResponderExcluir